Irmãos de Fronte

Irmãos de Fronte
PROGRAMAÇÃO - WRCM - Programa Apocalipse

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Entrevista feita pelos Hellbrothers Infernalis Blasphemy e Mallefcus a Horda Arandu Arakuaa.



‪#‎Infernalis -Olá Zândhio, antes de realizar a entrevista, gostaria de agradecer pela oportunidade de conceder essa entrevista para nós.
      Qual a origem do nome Arandu Arakuaa?

Arandu Arakua é uma expressão de origem tupi guarani e em tradução livre significa saber dos ciclos dos céus ou sabedoria do cosmos. Escolhi enquanto lia o livro de Kaká Werá Jecupé: “A Terra dos Mil Povos - História Indígena do Brasil Contada por um Índio” gostei do nome por se tratar do conhecimento iniciático das sociedades primitivas de nossa terra e por ser bastante forte e de fácil pronúncia.

‪#‎Mallefcus -02-  Suas letras são escritas do Tupi Antigo, Xerente e Xavante.
Como aprendeu esses idiomas? Tem ou já teve contato com povos Indígenas?

- Tupi é algo mais acessível, ao menos tem uma gramática publicada.  Xerente e Xavante é totalmente oral através do contato direto com nativos dessa língua.
Desde o dia que nasci tive contato com a cultura indígena que também está no meu sangue. Todas as minhas escolhas em diferentes campos de atuação sempre teve a cultura indígena envolvida.  Essa é a missão que os espíritos me deram nessa vida.




            #‎Infernalis -3-  Como foi no início do projeto e como foi para encontrar os demais integrantes?

- O projeto era um desejo antigo, mas considero que começou no início de 2008 quando eu já tinha o nome e as algumas músicas compostas. No Período de 2008 a 2010 testei vários músicos e seguir compondo, porém a coisa só funcionou mesmo a partir do final de 2010 e começo de 2011 quando conheci Nájila e Adriano pela internet, Adriano chamou Saulo e de lá pra cá já lançamos um EP, dois álbuns, diversos shows e o sangue nos olhos só aumenta a cada dia.

         #‎Infernalis -4-  Vocês estão juntos com o Voodoopriest, Cangaço e demais bandas no              projeto “Levante do Metal Nativo”.  Poderia nos falar mais sobre esse projeto?

- O Levante do Metal Nativo surgiu da união de bandas que escrevem sobre nossa cultura e história com o intuito de melhor divulgar nossas riquezas culturais através do Metal. Temos alguns projetos em andamento e esperamos inspirar as pessoas a também darem sua contribuição para nossa cultura nativa.

        ‪#‎Infernalis -5-  Sobre o último álbum lançado,  “Wdê Nnãkrda” nota-se a riqueza dos                instrumentos indígenas. Pretendem levar esses instrumentos ao palco?

- Sim. Infelizmente os lugares onde tocamos não nos oferece estrutura pra usar alguns instrumentos, mas só gravamos o que conseguimos tocar ao vivo e na primeira oportunidade iremos usar todos esses instrumentos.

‪     #‎Infernalis -6-  De onde surgiu a ideia de juntar a guitarra com a viola caipira em um único instrumento?

- Na verdade surgiu como uma necessidade urgente, seria bem complicado eu tocar a guitarra e a viola acústica ao mesmo tempo no palco. Pesquisei pra ver se tinha um instrumento assim no mercado e não tinha, aí idealizei o instrumento do jeito que melhor atendia a nosso som e acabou virando mais uma de nossas marcas registradas.

#‎Mallefcus -07-  Vocês também pretendem utilizar outros instrumentos como Berimbau e/ou cavaquinho, por exemplo, que são grandes marcas da musica nacional?"

- Pretendemos explorar cada vez mais a música indígena e tradicional brasileira, dentro das nossas limitações de banda de Rock. O que mais complica usar novos instrumentos é ainda não termos encontrado um guitarrista fixo, isso limita muito e me deixa preso à guitarra, pois o peso não pode faltar. Queremos resolver tudo entre no máximo cinco pessoas.

#‎Mallefcus -8-  Com inúmeros elogios que a banda vem recebendo com o novo álbum, vocês pretendem seguir Independente ou pensam em uma aliança com algum Selo?

- Ser independente na maioria das vezes não é uma escolha, é falta de opção mesmo e não fazemos questão e ter um selo pra dizer que temos. Nosso compromisso é apenas com nossa arte, nossa cultura nativa e nosso público, se um dia encontrarmos parceiros que acreditem e queiram investir em nosso trabalho, ótimo, se não tocamos a canoa pra frente como sempre fizemos.

#‎Mallefcus -9-  No Período da Pré-colonização, Muita coisa da cultura indígena se perdeu. E hoje, os povos Indígenas vivem em condições deploráveis. O que você pensa em relação a isso?

- O índio de hoje continua a sofrer genocídio, os invasores apenas criaram formas mais sofisticadas de fazer isso. Com todo esse caos em que o planeta se transformou creio que seremos forçados a reatar nossos laços com a natureza se quisermos sobreviver. E aí que entra a contribuição do índio. Proteger e respeitar os Povos Indígenas é cuidar da Mãe Terra.

#‎Mallefcus -10-  Conheço algumas bandas de Folk Metal Brasileiro, porém nenhuma elas é tão Original, tão Único, como o Arandu Arakuaa, pois ambas tem uma temática/instrumental voltado pra música Celta e Nórdica. (Porém vale lembrar que são propostas diferentes). Em relação a isso, você concorda que o Brasileiro não valoriza o que é "Nosso", e sim, o que tem de fora?

- Respeito qualquer temática e gênero musical, a música é universal e a arte é livre, porém, nem eu e nem meus colegas de banda tem qualquer identificação com Cultura Celta e Nórdica. O conceito do Arandu Arakuaa surgiu de elementos que são parte da minha formação e coisas que acredito e quero defender.
Sim, brasileiro tem mente de colonizado e já vi algumas bandas colocarem alguns elementos de nossa cultura em sua música só soar “exótico” e enganar gringo.
Já vi também muitos fazerem piadinhas conosco, mas nosso compromisso é divulgar nossa cultura raiz tocando Metal que é um estilo que amamos e respeitamos.
Somos um bando de pobres fodidos e totalmente fora dos padrões. Desde que nascemos todo dia tem gente querendo nos jogar na merda, então dane-se o que esses alienados de merda pensam sobre nós haha.

#‎Infernalis -11-  Gostaria de agradecer novamente pela oportunidade de realizar essa entrevista. Gostaria de deixar algum recado? As palavras são suas.

- Nós que agradecemos pela oportunidade de falar sobre nossa arte. Gostaríamos de estender o agradecimento a todos que nos apoiam nessa luta diária.


Arandu Arakuaa nas Redes Sociais: 
Facebook: 
https://www.facebook.com/aranduarakuaa 
Youtube: 
youtube.com/aranduarakuaa 
Soundcloud: 
https://soundcloud.com/aranduarakuaa 
Contatos para Shows: 
E-mail: aranduarakuaa@gmail.com
https://www.youtube.com/watch?v=aT6eLthDwUE
Pagina Official da Curtindo Metal no Facebook:
https://www.facebook.com/extremonacional/?fref=ts